Alunas da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram, na última terça-feira (26), da quinta edição do projeto “Encontro de Meninas – Construindo Identidades”, na Escola Municipal Professora Iramar Costa Lima Miguel, no Jardim Roma, em Nova Iguaçu.
A iniciativa promoveu oficinas, debates e apresentações culturais para estimular a autoestima, a representatividade e o protagonismo feminino em todas as fases da vida. A programação incluiu confecção de bonecas abayomi, contação de histórias, dança, robótica, trancistas, capoeira, jiu-jítsu, além de palestras sobre redes sociais, ciência e tecnologia.
Para as estudantes da EJA, os encontros abordaram temas como empreendedorismo, valorização da mulher negra e liderança. Segundo a secretária municipal de Educação, Virgínia Rocha, a escola tem papel central no processo de inclusão social ao promover debates sobre identidade, respeito e representatividade.
A diretora da unidade, Viviane Lopes, destacou a parceria com a ONG GESTAR – Grupo de Estudos e Debates Antirracistas, que integra o calendário escolar desde 2005. A fundadora da organização, a professora de história Marize Conceição, ressaltou que a presença de referências femininas negras é essencial para que as alunas se reconheçam e ampliem seus horizontes.
Imagem: Internet
Além das oficinas, o evento promoveu momentos de integração entre as participantes, reforçando o compromisso da escola com a valorização da diversidade e da inclusão social.
Com informações de Prefeitura de Nova Iguaçu

